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TÍTULO: “O JUÍZO FINAL”
TEXTO ÁUREO – Apc 21.8
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Apc 20.7-15

I - INTRODUÇÃO:



Que ninguém se iluda! O Julgamento Final não é uma hipótese; é algo já determinado por Deus, a fim de que a sua justiça seja plenamente notória, reconhecida e exercida em todo o Universo.








II – O QUE É O JUÍZO FINAL:








É a sessão judicial que terá lugar na consumação de todas as coisas temporais que, conduzido pelo Todo-Poderoso, retribuirá a cada criatura moral o que esta tiver cometido através do corpo durante a sua vida terrena.








A HORA DO JULGAMENTO – É claramente indicado que esse julgamento acontece após o fim do reino milenar de Cristo (Apc 20:5, 12-13).









O LOCAL DO JULGAMENTO – Esse julgamento não acontece nem no céu, nem na terra (já que estes fugiram da presença de Deus), mas em algum lugar entre as duas esferas (Apc 20:11).








BASE DE JULGAMENTO – Esse julgamento não tem por finalidade apurar se aqueles que o enfrentam serão salvos ou não. Todos os que devem ser salvos já o foram e entraram no seu estado eterno. Os que serão abençoados eternamente já entraram na sua bênção. Esse é antes um julgamento das más obras dos incrédulos. A sentença da segunda morte é pronunciada contra eles (Apc 20:12).








III – ALGUNS ACONTECIMENTOS ATÉ A INSTALAÇÃO DO JULGAMENTO FINAL:




(1) - A CONDENAÇÃO DA BESTA E DO FALSO PROFETA - Apc 19:20; 20:10 - Uma vez unidas em seu desafio a Deus, estas duas pessoas poderosas e perniciosas agora são unidas em sua condenação.








Embora tenha sido o assassino de multidões que se recusaram a adorar a imagem da Besta, esta e o próprio Falso Profeta não receberão permissão para morrerem. Até mesmo o suposto poder miraculoso do Falso Profeta não o pode livrar de ser lançado vivo no lago de fogo.








A condenação da besta e do falso profeta representa o fim de uma falsa astúcia estatal e de uma falsa astúcia sacerdotal. Estes dois personagens sofrem juntos porque lutaram juntos contra o Cordeiro.








(2) - A CONDENAÇÃO DO DIABO – Apc 20:1-3, 10 - Finalmente a cabeça da serpente é ferida para sempre (Gn 3:15).








A vitória conseguida sobre o diabo no Calvário agora recebe operação completa.








Lançado do céu em tempos antigos por causa de sua rebelião e depois lançado do ar à terra (Apc 12:9), o diabo agora é lançado no abismo por mil anos (Apc 20:3).








Sua liberdade de andar ao redor, devorando almas (I Pe 5:8) agora é abolida à medida que um anjo do céu prende Satanás com cadeias, amarra-o e o lança no abismo, selando sua prisão por mil anos.








João diz que o dragão foi aprisionado para que "não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem".








Os mil anos de Satanás no abismo não produzirão nenhuma mudança em seu caráter maligno. Uma vez que seja liberto, provará ser o mesmo antigo diabo. Mas, enquanto estiver preso, a terra respirará ar mais puro, e o reino milenar de Cristo fará com que a paz e a justiça cubram a terra como as águas cobrem o mar.








Depois de sua obra final e pós-milenar de engano, o diabo é "lançado no lago de fogo e de enxofre", para juntar-se aos seus devotos iludidos que já suportaram as chamas por mil anos. Com a Besta e o Falso Profeta, satanás entra para o tormento eterno (Apc 20:10).




Apesar do Anticristo e do Falso Profeta estarem no lago de fogo por mais de mil anos, são os mesmos e continuam em tormentos. Torna-se claro, pois, que as labaredas do lago de fogo não os limpara, nem os transformaram. Somente o sangue de Jesus e o poder do Espírito Santo podem transformar o ser humano numa nova criatura.








Finalmente a trindade do mal, que imita a trindade de céu, colhe sua condenação sem alívio. O diabo, a besta e o falso profeta estão juntos para sempre no lago de fogo. Serão atormentados pelos séculos dos séculos.








(3) - A CONDENAÇÃO DE GOGUE E MAGOGUE - Apc 20:7-9 - A menção de Gogue (príncipe) e Magogue (a terra) leva-nos de volta a Ezequiel 38 e 39.


Magogue é o nome de um homem (Gn 10.2), mas Gogue não o é. Pelo contrário, Gogue significa satanás, enquanto que Magogue se aplica a um homem possuído por satanás. Quando satanás estiver operando pessoalmente no mundo, será conhecido como Gogue e Magogue. Isso acontecerá duas vezes: A primeira, antes do milênio; a outra, no fim do milênio. Quando satanás é expulso dos céus à terra, e vem habitar no corpo de um homem, Ezequiel designa-o pelos termos Gogue e Magogue. E, então, ao terminar o milênio, quando satanás for novamente solto e começar outra vez a operar sobre a face da terra, o livro do Apocalipse denomina-o de Gogue e Magogue.









Agora chegamos à revolta final das nações. Entretanto, o juízo é tão rápido quanto a rebelião das nações dos quatro cantos da terra; fogo desce dos céus e devora as multidões (Apc 20:9).








Neste conflito final não há batalha nem luta. O Deus "Todo-poderoso”, que é "um fogo consumidor", destrói imediatamente todas as nações enganadas e brutalizadas. O último ataque do homem contra Deus e contra "o arraial dos santos e a cidade querida" termina em completo fracasso, e o inferno dilata a boca a fim de tragar as hordas da terra enganadas pelo diabo no ajuntamento para a rebelião.








Não é de admirar que lemos mais adiante de uma nova terra sem o diabo para sempre!








ATENÇÃO: DAQUI EM DIANTE, INSTALA-SE O JULGAMENTO FINAL:








Este juízo será o mais solene e mais terrível jamais executado. Finalmente o Juiz eterno acertará todas as contas. Tendo lidado com Satanás, Cristo agora se prepara para lidar com os pecadores do mundo. Chega, afinal, o fim do mundo, pois a criação foge da face do que está assentado sobre o trono.


(4) - A CONDENAÇÃO DOS PERDIDOS - Apc 20:11-15 - A visão de João divide-se em duas partes, indicadas pela frase repetida "E vi".







Apc 20:11— "E vi o trono e seu juiz".







Apc 20:12-15— "E vi os mortos e o seu julgamento".








(A) - O TRONO DO JUÍZO - Entre os tronos da Escritura, o identificado como "o grande trono branco" é o mais temível e sem esperança de todos.
Não é o trono de um soberano prestes a reinar e governar, mas o de um juiz, prestes a pronunciar a condenação sobre os culpados.








É um trono levantado para um propósito específico; não é permanente, pois cessa de existir assim que seus julgamentos tenham sido distribuídos aos condenados.








Neste trono a posição do dia de Pilatos será invertida: então o Criador foi julgado pela criatura, mas agora a criatura aparece perante o Criador a fim de receber a sentença.








Na sala de Pilatos Deus ficou mudo perante o homem, mas aqui o homem está mudo na presença de Deus.




O que foi condenado perante o tribunal terreno agora decidirá os destinos da raça humana e revelará os princípios do governo divino.





Postador Os Bons na Palavra de Deus

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
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