» »Unlabelled »


A Matemática no Casamento

-Tema: CASAMENTO
Marcos 10.6-9
-Introdução: O texto de Marcos 10.6-9 apresenta a instituição do casamento e a sequencia das palavras pode ser aplicada em quatro características comparadas às operações da matemática. Embora pareça simples demais é algo exato e realmente simplificado de maneira que qualquer um possa entender.
OBSERVAÇÃO: Esta mensagem é baseada no sermão do Pr. Hernandes Dias Lopes, A Matemática do Casamento, confira em:http://hernandesdiaslopes.com.br/2006/08/a-matematica-do-casamento/.
A exemplo da matemática, o casamento tem quatro operações fundamentais:

A matemática do casamento: Marcos 10.6-9
-
deixará o homem a seu pai e sua mãe
 +
e unir-se-á à sua mulher
x
e serão os dois uma só carne
 ÷
ninguém separe o que Deus uniu
Já fez as contas do seu casamento?
Vejamos uma comparação do casamento com as quatro operações da matemática:

1- SUBTRAÇÃO: “deixará”
No casamento acontece a subtração primeiramente quando o casal deixa sua vida de solteiro para viver junto um com o outro. Também subtraem de sua vida os comportamentos infantis que restaram de sua vida dependente dos pais para assumir uma vida adulta definitivamente.
Ao casar-se é preciso subtrair gostos e vontades que possam prejudicar o relacionamento. Isso não significa anular-se em prol do outro, mas abrir mão de algumas coisas que possam prejudicar o relacionamento.
Quando o casal tem humildade para subtrair o que não será útil em seu relacionamento eles se fazem muito felizes sem sentir falta do que deixou para trás. Para viver bem em conjunto é preciso não querer apenas ganhar, mas estar disposto a perder ou abrir mão de algo também.  Como um negócio que primeiro precisa de investimento para depois ter lucro.
Você está disposto a diminuir algo em prol de seu casamento?
Renuncie qualquer coisa que possa atrapalhar seu lar!

2- ADIÇÃO“unir-se-á”
Quando se casa, a pessoa se une e soma com seu cônjuge. Cada um deixa sua individualidade para compartilhar juntos e abandona sua privacidade em favor da intimidade conjugal.
Os sonhos, planos, projetos e tudo mais passam a somar um com o outro. Agora não estão mais sozinhos e juntos podem fazer muito mais porque “melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho (Eclesiastes 4.9).
Quando o casal soma um ao outro, unido forças para construir sua relação, sempre são maiores do que tudo que possam enfrentar de dificuldades.  Assim não há o que temer porque nunca se sentem sozinhos e podem confiar mutuamente. Um procura sempre somar e acrescentar ao outro o que estiver precisando.
Você tem somado com seu parceiro?
Procure sempre acrescentar um ao outro e serão felizes!
3- MULTIPLICAÇÃO: “serão os dois uma só carne”
Quando casamos tudo é multiplicado. Desde a cama que se torna o dobro maior até a família que cresce consideravelmente recebendo mais irmãos, pais e parentes. Multiplicar é não pensar em si mesmo e sim no coletivo. Deste modo o casal deve sempre ter o sentimento de conjunto e não de indivíduo.
A afetividade deve ser multiplicada no casamento. Como uma semente que precisa ser regada e cuidada para crescer a cada instante. O tempo e o diálogo precisam ser multiplicados constantemente.
Quando vêm os filhos a multiplicação continua. Nunca podem pensar que estão diminuindo e sim que sempre estão aumentando. Semelhante a um número elevado ao quadrado, o casal precisa sentir que sempre está crescendo juntos.
Você tem multiplicado seu relacionamento?
Não pense apenas em si mesmo e sim no conjunto do casal!

4- DIVISÃO: “ninguém separe o que Deus uniu”
Para o casamento dar certo é preciso aprender a dividir no sentido de compartilhar e deixar o egoísmo. Quando se fala em divisão sempre pensamos em perder, mas não deve ser assim. Um casal que está unido de corpo e alma sabe dividir um com o outro.
Dividir não significa ferir ou cortar uma parte do que você tem e sim compartilhar. Se o casal realmente estiver unido, a divisão será boa para todos, pois qualquer número dividido por um será igual a ele mesmo [exemplo: 2÷1=2] e ninguém sai perdendo. Um casamento que sabe somar, subtrair e multiplicar também precisa aprender a dividir.
A Bíblia diz que “se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir” (Marcos 3.24). Este texto serve para o casamento porque é preciso dividir nunca ‘contra si mesmo’ e sempre em conjunto      ‘a favor de si mesmo’.
Quando o casal divide suas necessidades, emoções e interesses mútuos, nunca sentem falta de nada porque um aprende a suprir o outro. Como numa sociedade onde não somente o lucro deve ser dividido e também as dívidas e compromissos, assim no casamento cada um precisa ocupar seu papel e espaço próprio.
Você tem aprendido a dividir com seu parceiro/a?
Você não está mais sozinho, então aprenda a compartilhar com seu cônjuge!

Faça a conta certa e o resultado é abençoado por Deus!
-CONCLUSÃO:
Quando compreendemos esta ‘matemática do casamento’ podemos ficar mais tranquilos em relação ao nosso relacionamento. Um sério problema é que muitos entram para o casamento sem saber que precisam subtrair algo, pensando que só vão ter ganhado. Outros não estão dispostos a somar com seu parceiro ou multiplicar seu compromisso e até mesmo dividir prazeres e responsabilidades.

Converse seu companheiro/a e calculem juntos se estão ganhando ou perdendo e procurem mudar a forma de se relacionar de maneira que juntos possam receber a benção de Deus.
Concluo com as palavras do Re. Hernandes Dias Lopes: “Na matemática do casamento é preciso deixar para se unir. É preciso unir para multiplicar. É preciso dividir para continuar crescendo”.
Será que você está fazendo a conta certa em seu casamento?
Quando a conta está certa, o resultado é a bênção de Deus!

Postador Os Bons na Palavra de Deus

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta