OS SETE ELEMENTOS DA ORAÇÃO
A primeira oração registrada na Bíblia encontra-se em Gênesis 15:2. Abraão orou ao Senhor: Que me hás de dar? Deus lhe tinha feito tremendas promessas concernentes ao seu futuro e dos seus descendentes. Entretanto, os anos se passaram e Abraão se perguntava como tais promessas iriam se cumprir. Desde que já tinha mais de 80 anos de idade e nenhum filho, parecia-lhe provável que um dos seus servos seria o herdeiro dos seus bens. Como, ele se perguntava, conciliar essa idéia com a promessa que deus havia feito? Como Deus resolveria tudo aquilo?
Deus respondeu confirmando a promessa de que a descendência de Abraão seria incontável como as estrelas (Gênesis 15;5).
À luz desse texto,estudaremos agora, sete elementos importantes da oração no antigo Testamento.
PRIMEIRO: A PROMESSA
“Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.” (Gênesis 15:1). A fé, para ter validade, tem que primeiro ter uma promessa na qual possa se firmar.
SEGUNDO: A PETIÇÃO
“Senhor Jeová, que me hás de dar? Pois ando sem filhos...? (Gênesis 15:2). O pedido de Abraão é dirigido a “Adonai Jeová” – o Deus revelado na Bíblia.
TERCEIRO: A FÉ
Abraão creu na promessa de Deus, apesar de ela exigir a realização de um milagre.
“E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça.” (Gênesis 15:6). Aqui está um dos grandes segredos de uma vida de oração bem sucedida – fé em
QUARTO: OPOSIÇÃO DE SATANÁS
Abraão ofereceu um sacrifício e arrumou as partes sobre o altar.
“E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. E, pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caíram sobre ele.” (Gênesis 15:11-12). O homem tem um inimigo, o diabo, o qual resiste fortemente às orações dirigidas a Deus. Nesses versículos, encontramos duas alusões aos poderes das trevas. Primeiro, as “aves” descendo sobre o sacrifício. Uma comparação com o texto de Lucas 8:5-12, mostra que “aves” na simbologia bíblica fala sobre o diabo vindo roubar a Palavra ou a fé de alguém na promessa de Deus. Abraão resistiu e enxotou os usurpadores. Depois, um grande espanto e grande escuridão caíram sobre ele, simbolizando o poder das trevas tentando se interpor entre ele e Deus.
QUINTO: DEMORA NA RESPOSTA
“Então, disse [Deus] a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua, e servi-los-á e afligi-los-ão quatrocentos anos.” (Gênesis 15:13). Abraão já tinha experimentado uma grande demora no cumprimento da promessa. Os anos tinham se passado e o herdeiro prometido ainda não tinha nascido. Entretanto, mais 400 anos ainda se passariam antes que sua descendência herdasse a terra que lhe fora prometida!
Isso nos ensina que algumas orações exigem tempo para serem respondidas. Muitas pessoas fracassam neste ponto. Ficam impacientes por uma resposta e finalmente desistem. Assim, perdem a benção que no final seria delas.
Precisamos entender que, na resposta de algumas orações, mesmo em assuntos que certamente estão dentro da vontade de Deus, o fator tempo pode estar envolvido. No caso do texto de Êxodo 5:22-23, Deus estava preparando o juízo sobre os egípcios pela maneira perversa que tratavam seu povo.
Muitas pessoas, por não verem suas orações respondidas imediatamente, perdem a fé e assim complicam e até mesmo frustram os propósitos de Deus. Em algumas situações é preciso tempo para que a resposta se apresente. É preciso ter uma fé inabalável e paciência. No tempo oportuno, Deus irá cumprir sua promessa. No meio tempo, devemos seguir adiante e fazer o que Deus nos instruiu a fazer com confiança e plena certeza de que Ele fará sua parte.
SEXTO: INTERVENÇÃO MIRACULOSA
Quando Abraão creu em Deus, o Senhor considerou a questão já realizada.
“À tua semente tenho dado [passado] esta terra.” (Gênesis 15:18). Exatamente como foi prometido, Israel entrou e ocupou a terra, embora isso acontecesse quatro séculos mais tarde.
“E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça.” (Gênesis 15:6). Aqui está um dos grandes segredos de uma vida de oração bem sucedida – fé em Deus, fé que Ele pode mudar o mundo em resposta à nossa oração. Tiago nos diz que sem esta
Deus, fé que Ele pode mudar o mundo em resposta à nossa oração. Tiago nos diz que sem esta confiança em Deus, a oração não tem validade. Ninguém pode duvidar e receber poderosas respostas às orações.
Nenhum comentário: